sobre anfíbios
A designaçăo popular sapos, tem duas conotaçőes. Uma que se refere aos anuros em geral(incluindo os tręs) e outra que diz respeito aos anuros que possuem pele bastante rugosa. Possuem a pele rugosa e os membros posteriores mais curtos que os demais anuros, bem como uma concentraçăo de glândulas de veneno nas laterais da cabeça (glândulas paratóides). As răs săo popularmente conhecidas como anuros bastante ligados ŕ água e bons nadadores. Săo animais de pele lisa e apreciados quanto a sua carne. Geralmente tem membranas bem desenvolvidas nos membros posteriores para nataçăo. As pererecas também possuem a pele mais lisa que os sapos, como as răs. Seus membros săo bastante desenvolvidos e adaptados a grandes saltos. Apresentam nas pontas dos dedos expansőes em forma de disco que promovem adesăo. Săo por isso capazes de caminhar em superfícies verticais, o que convém a seu hábito arborícola.
Sim. No Brasil a espécie introduzida para criaçăo, comercializaçăo é a Rana catesbeiana da família Ranidae. Além disso algumas espécies da família Leptodactylidae também săo apreciadas.
Năo. Um dos mecanismos de defesa muito difundido entre os anuros é o esvaziamento do conteúdo de sua bexiga urinária quando capturados. Essa urina năo cega, năo mata.
Vários anuros tęm veneno em sua pele, porém săo incapazes de inocular esse veneno em algum outro animal. Nem mesmo os sapos com a glândula paratóide conseguem inocular ou espirrar o seu veneno.
Năo. Sapos podem engolir bitucas de cigarro porque a cor vermelha da brasa e seu movimento quando atirada no solo săo interpretadas como presa. Assim, sapos engolem bitucas de cigarro por confundi-las com uma presa.
Năo. Os sapos apresentam uma série de mecanismos de defesa, dentre eles, o de inflar seus pulmőes. Quando um sapo é incomodado, ele infla os pulmőes e mostra seu dorso. A idéia é que pareça muito maior do que realmente é. Para o observador, a impressăo é de que o animal irá explodir, tamanho o empenho em inflar seu pulmăo e o volume que ele alcança.
Năo. As pererecas tęm habilidade para escalar, subir árvores e paredes devido aos seus discos adesivos nas pontas dos dedos. Algumas espécies de pererecas (Phrynohyas sp.) secretam um líquido viscoso que gruda a boca de predadores e a măo de eventuais desavisados que a manipularem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário